A Corrida das Marias do Agreste é uma prova de corrida de rua, realizada sempre no último fim de semana do mês em março.
A primeira edição aconteceu, em 29 de março de 2025, em Taquarana, município do agreste alagoano, com aproximadamente 20 mil habitantes.
A corrida teve um percurso de 5km, reuniu 300 mulheres inscritas, de várias cidades do estado de Alagoas – Maceió, Pilar, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Belém, Tanque D ‘arca, Arapiraca, Igaci, Lagoa da Canoa, São Sebastião, Feira Grande, Viçosa, Coité do Noia e Taquarana -, além do público assistindo. Premiou duas categorias: geral e sênior.
A data escolhida marca o encerramento da programação do Dia Internacional da Mulher – o 8 de março – na cidade-sede, uma data que celebra as conquistas femininas e a luta por igualdade de condições entre homens e mulheres, oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970.
O evento é mais do que uma prática esportiva, visa também provocar a reflexão sobre como a sociedade trata as mulheres, tanto no convívio social, familiar e afetivo, como no mercado de trabalho; reflexão sobre igualdade de gênero e raça, direitos das mulheres e combate à violência contra as mulheres, alertando para a urgente necessidade de prevenir e eliminar a violência contra as meninas, mulheres e idosas.
A partir da 1ª edição, tornou-se um circuito, cada ano numa cidade diferente do agreste, passando a ser, também, um atrativo turístico e cultural, com a finalidade de dar visibilidade ao turismo no agreste de Alagoas, que possui grande potencial para atrair visitantes.
É organizada pela Attivalog e Contime, experiente em corridas de rua. Será aberta para mulheres, a partir doas 14 anos, de todo o estado de Alagoas e Nordeste. Tem o objetivo de incentivar o esporte, o atletismo, compartilhar informações e promover a conscientização sobre os direitos das mulheres, combate à violência contra a mulher, saúde da mulher e unir os homens nessa luta, conclamar a sociedade por maior engajamento no enfrentamento da violência contra as mulheres, além do incentivo ao esporte.
O esporte e o lazer são direitos sociais constitucionalmente tutelados, representando dimensões da vida social de responsabilidade do poder público, o qual, inclusive, deve destinar recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional e social. A Corrida das Marias se propõe a contribuir com esse propósito.


0 comentários