A primeira palestra “Tecnologia é Coisa de Mulher: Inclusão, Oportunidades e Futuro” foi realizada, no último 18/06, foi ministrada pela professora e especialista em TI, Débora Sirotheau, gerente do Departamento de Combate à Fraude Cibernética do Serpro, com vasto conhecimento e experiência na área. É pós-graduação em redes de computadores pela Universidade do Pará (UFPA), advogada pós-graduada em Privacidade e Proteção de Dados Pessoais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pela Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Além de certificada CIPM E CDPO/BR pela IAPP, certificada NIST CSF 2.0 e NIST RMF e conselheira titular do CNPD/ANPD. Palestrante. Foi Conselheira Seccional e Presidente da Comissão Estadual de Privacidade e Proteção de Dados da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará e Vice-Presidente da Comissão Especial de Proteção de Dados da OAB Nacional.

A segunda, com o tema “Inteligência Artificial não é só coisa de filme – é carreira e é para todas nós” aconteceu dias depois, em 26/06, foi comandada por Jéssica Costa Mendes, analista de Transformação Digital do Grupo Equatorial. Ela abordou ,de forma dinâmica e didática, a presença da IA em todos os lugares no nosso mundo real, inclusive trabalhando nos bastidores. O conteúdo gerou muito interesse do público que fez várias perguntas sobre curiosidades, riscos e benefícios da IA.

Os eventos parte do conteúdo dos cursos de informática básica oferecidos pelo Instituto Maria Edite da Silva – Casa das Marias, patrocinado pelo Instituto Equatorial e a parceria da empresa federal SERPRO e a Secretaria Municipal de Educação de Taquarana / Prefeitura de Taquarana, com internet doada pela empresa local AJC Telecom.

 Foram direcionados às alunas do projeto Informaria: inclusão de mulheres rurais e negras na tecnologia, como atividade extra. Mas tornou-se acessível a outras pessoas interessadas pela temática, por meio de transmissão, ao vivo, no canal As Marias do Brasil, no Youtube.  Foi a primeira experiência das beneficiadas pelo projeto com transmissão ao vivo, fazendo perguntas pelo chat. Antes do curso, elas não sabiam nem ligar um computador.

A finalidade do projeto é promover a inclusão sociodigital, inserção da mulher rural e negra no mundo da TI, já que o município é majoritariamente agrícola e possui cinco comunidades quilombolas certificadas. Além de melhorar o currículo das alunas para o mercado de trabalho e estimular o empreendedorismo feminino em diversos segmentos.

 “A inclusão dessas mulheres na tecnologia tem um impacto profundo e positivo para a promoção de ambientes de trabalho mais igualitários e produtivos. Queremos oferecer o melhor as nossas beneficiadas para que concluam o curso e sintam segurança para enfrentar o mercado de trabalho. Por isso, trouxemos duas excelentes palestrantes” afirma a presidente da entidade, Cléa Paixão.

A executiva do Instituto Equatorial, Janaína Ali, participou da abertura e falou da importância dessa parceria com o IMES – Casa das Marias para inclusão de mulheres na tecnologia e no mercado de trabalho.

Sobre o Instituto Equatorial

Criado em julho de 2024, o Instituto Equatorial é um importante legado do Grupo Equatorial, do qual a CEEE Equatorial faz parte. Com a missão de contribuir para a redução das desigualdades sociais nas regiões em que atua, o Instituto desenvolve soluções adaptadas às realidades locais, fortalecendo parcerias entre as comunidades e diversos setores da sociedade. Alinhado a estratégias sustentáveis, o Instituto Equatorial trabalha para ampliar o impacto positivo nas comunidades, promovendo a integração entre o desenvolvimento social e econômico.

Iniciativas de Empoderamento

Envolvimento da Comunidade

Histórias de sucesso

Espaço para as mulheres extraordinárias e inspiradoras, essas Marias que começam, recomeçam, se reinventam todos os dias. Histórias de garra, lutas, paixão, emoção, conquistas, superação, de vidas.

Últimas Notícias

Crise Alimentar no Haiti: ONU Alerta para Colapso em Julho

Crise Alimentar no Haiti: ONU Alerta para Colapso em Julho

Crise alimentar no Haiti ameaça metade da população; instabilidade política e falta de apoio financeiro complicam a situação. A crise alimentar no Haiti é um problema persistente que tem dominado discussões globais devido à sua gravidade e complexidade. Cerca de...

ler mais

Junte-se a Nós na Transformação

Convidamos você a ser parte ativa na mudança que queremos ver no mundo. Seja através de doações ou dedicando seu tempo como voluntário, sua contribuição é essencial para continuar empoderando mulheres e transformando vidas. Juntos, podemos construir um futuro mais justo e igualitário. Venha fazer a diferença conosco!